Aplicativos para Estudar para o POSCOMP

Por
| 

Esta postagem foi escrita com o intuito de apresentar dois aplicativos para Android que foram desenvolvidos para ajudar candidatos do POSCOMP nos estudos.

Aviso importante: os aplicativos foram removidos do Google Play por motivos desconhecidos (leia a nota no final do artigo).

Realizado anualmente, o POSCOMP é um exame destinado a estudantes que desejam ingressar em cursos de pós-graduação (mestrado/doutorado) na área de computação, sendo utilizado como critério de admissão em algumas universidades brasileiras.

O exame exige amplo conhecimento do estudante em assuntos teóricos e práticos de computação (inclusive de Matemática). Os aplicativos que serão apresentados utilizam como abordagem a revisão de questões de provas anteriores do POSCOMP, porém cada um possui sua própria metodologia.

Acesse a página POSCOMP para mais postagens sobre a prova.

Aplicativo "Questões para Poscomp"

Tela inicial do aplicativo Questões para Poscomp
Tela inicial do aplicativo "Questões para Poscomp"

O aplicativo Questões para Poscomp foi desenvolvido pela Fábrica de Software da UFMS.

Conforme a descrição do aplicativo no Google Play, ele agrupa as questões de provas anteriores do POSCOMP por tópicos, tais como Banco de Dados, Engenharia de Software, Matemática, etc.

Além das alternativas, o aplicativo também possui a resolução das questões, algo que permite a autonomia do candidato nos estudos.

O aplicativo possui uma boa avaliação no Google Play e pode ser obtido pelo seguinte link: Aplicativo "Questões para Poscomp".

Aplicativo "Play POSCOMP"

Tela inicial do aplicativo Play POSCOMP
Tela inicial do aplicativo "Play POSCOMP"

O outro aplicativo é o Play POSCOMP. Ele foi desenvolvido por Tullyo Araujo num projeto de iniciação científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), "tendo como objetivo a elaboração de um game para dispositivos móveis (Android) e apresentando como estratégia a revisão das questões de POSCOMP" (descrição do aplicativo no Google Play).

O aplicativo também possui boas avaliações e pode ser obtido no seguinte link do Google Play Aplicativo "Play POSCOMP".

Considerações Finais

Os dois aplicativos são excelentes iniciativas, tendo em vista a importância do POSCOMP e o nível de dificuldade do exame, sendo ferramentas bem úteis para os estudos. Além disso, ambos são intuitivos e fáceis de usar.

O único ponto negativo é que os dois aplicativos estão desatualizados. Até a data de publicação desta postagem, a última atualização de ambos foi em 2015.

Nota

Os aplicativos não estão mais disponíveis no Google Play. O pessoal do blog União Geek conseguiu entrar em contato com os desenvolvedores dos aplicativos.

Eles descobriram que a justificativa para a remoção de ambos do Google Play foi que os desenvolvedores não puderam mais manter os aplicativos atualizados, tendo em vista que havia várias reclamações por falta de atualização do conteúdo.

Então, devido às reclamações, optaram por retirar os aplicativos da loja. Como alternativa, o União Geek disponibilizou links para download dos arquivos APKs dos aplicativos no site APKPURE:

Caso os links estejam quebrados, acesse a seguinte pasta do Google Drive para baixar os aplicativos: Aplicativos POSCOMP no Google Drive (APK).

A versão web do aplicativo "Questões para Poscomp" está disponível no seguinte link: Poscomp Educacional.

Sugestões de livros para estudantes de computação na Amazon (patrocinado): Lista de Livros

Obrigado pela leitura! Se você puder, considere apoiar financeiramente o Blog Cyberini, Chave Pix: cyberpix9@gmail.com

Doar com PayPal

Siga o blog

Redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram, Telegram

Importante: utilize o bom senso na hora de comentar. Acesse a política de privacidade para maiores informações sobre comentários.

Um comentário: